Termostatos são chaves para controle de temperatura.
Especificamente, trataremos da instalação de termostatos bimetálicos, que controlam a temperatura através da dilatação/contração de contatos metálicos.
O primeiro fator a ser observado é a capacidade do termostato a ser instalado, lembrando que os termostatos nunca devem ser instalados em circuitos fechados sem a presença de uma resistência elétrica. Após identificar a capacidade (medida em Amper (A)) de seu termostatos deve-se analisar se este é viável ou não à sua instalação, utilizando a seguinte fórmula:
Corrente em (A) = Resistencia (Ohms)* / Voltagem (V) (Amper = Ohms divididos pela Voltagem)
*Utilize um multímetro para verificar a resistividade
Após calcular a capacidade de passagem de corrente necessária para a instalação de seu termostato e verificar se o termostato que possui é compatível ou não, é recomendada a montagem do circuito elétrico (ainda não alimentado efetivamente por energia) utilizando o termostato como uma chave de liga/desliga (Abre/Fecha Circuito). Para ligar o termostato (fechar o circuito elétrico), basta girar o botão selecionando a temperatura desejada.
Girar o botão do termostato selecionando uma temperatura mais alta gera uma pressão sobre os contatos internos através de um parafuso, que por sua vez, necessitarão de maior temperatura (maior dilatação) para que voltem à sua posição original e feche novamente o circuito elétrico.
